Publicidade

images

O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.

Fique de Olho

Novo mercado: Mídias Sociais

Os analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e LinkedIn, além de blogues – cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. Também não é para menos, já que o Brasil é um dos campeões mundiais em relação ao tempo gasto em redes sociais. Para desempenhar essa atividade no ambiente corporativo, são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.

Mercado de Trabalho

O mercado de publicidade, no tradicional nicho das agências, continua muito concorrido, principalmente nas grandes empresas nas capitais. As faculdades formam um grande número de publicitários a cada ano e a demanda já não é tão grande. Mas isso não significa que o setor esteja em crise. “Existem ótimas perspectivas de trabalho em pequenas agências especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa”, afirma Dirceu Tavares, coordenador do curso de Publicidade da UFPE, em Recife. A internet e, sobretudo, a popularização das redes sociais, demandam publicitários capacitados a interagir com clientes em blogues e websites como Facebook e Twitter. “As redes sociais tornaram-se a ferramenta mais efcaz para a divulgação de um produto ou serviço porque não têm uma marca por trás, e sim a opinião de outras pessoas com interesses semelhantes”, explica o professor. Os tecnólogos também encontram um cenário aquecido em atividades relacionadas a fotografa e produção audiovisual e propaganda digital. As maiores agências estão em São Paulo, onde se encontra o maior patamar de remuneração, mas também a maior concorrência. Contudo, as demandas regionais existem, e os profissionais formados pelas faculdades locais têm um bom grau de aproveitamento em suas próprias regiões.

Salário inicial: R$ 2.200,00 (fonte: prof. Dirceu Tavares, da UFPE).

O que você pode fazer

Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação

Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Produção

Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Promoção de vendas

Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.

Fonta → Guia Do Estudante

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s