Publicidade em Jogos Digitais.

“A utilização de jogos digitais como um meio para promover produtos ou empresas não é uma prática recente, mas está crescendo de tal forma que algumas empresas têm gastado alguns milhões para criar jogos digitais com o intuito de divulgar seus produtos.
A aceitação por parte dos jogadores, em relação a publicidade em jogos digitais é excelente. O motivo disso é simples: mais realismo para os jogos. Já pensou jogar Need for Speed com carros que não existem? Seria no mínimo estranho.

Advergames

São jogos digitais desenvolvidos exclusivamente para divulgar um produto, marca ou empresa. Esse tipo de jogo não costuma ser complexo, devido a isso o seu desenvolvimento é rápido e o custo baixo. Embora o termo tenha sido inventado em 2000 por Anthony Giallourakis, os advergames já eram desenvolvido desde a década de 80.

Desenvolvido pela Atari, em 1983, o Pepsi Invaders (cópia do clássico Space Invaders) é considerado o primeiro advergame da história. O jogo havia sido encomendado pela Coca-Cola para ser distribuído entre os seus funcionários. O Pepsi Invaders tinha a logo da Pepsi no lugar dos alienígenas.

pepsi invaders

 Em 2006 foram lançados três advergames para promover uma rede de restaurantes americanos, a Burger King. Até esse ponto tudo bem, mas o que chama atenção é o fato deles terem custado “um pouco” caro, pois os três foram desenvolvidos para Xbox 360.

In-game advertising

Essa outra forma de publicidade em jogos digitais é um pouco diferente do advergame. Aqui são utilizados faixas, spots de rádio, pôsteres e outdoors para divulgar um produto, marca ou empresa. Foi visto pela primeira vez no jogo Adventureland desenvolvido por Scott Adams em 1978.

Electronic Arts revolucionou esse tipo de publicidade no The Sims 3. Ela desenvolveu uma plataforma de publicidade dinâmica dentro do The Sims 3 que permite uma renovação automática das publicidades dentro do jogo, deixando dessa forma o jogo mais realista do que nunca.

A publicidade está mais presente do que nunca nos jogos digitais. Os advergames e o In-game advertising são as duas principais formas de promover um produto, marca ou empresa. E você, conhecia esses dois termos?”

Via → Renato Franca . Gostou? confira o site o/

Advertisements
This entry was posted in Ideias and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s